terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Modafinil na minha vida – Meu ultimo grande amor foi uma pílula de antidepressivo

Eu sou hiperativo desde o dia em que deixei os testículos do meu pai. Só deus sabe o tédio que é ficar 9 meses na barriga de alguém.

Comecei a me tratar desta moléstia quando tinha 16 anos, evoluí bastante, mas, apesar disso, sempre percebi que a medição (Metilfenidato) tinha pouco efeito sobre mim e que minha melhora havia acontecido por insistência mesmo. Mas mesmo tendo evoluído consideravelmente eu tinha grandes dificuldades para estudar e ficar fazendo coisas monótonas mesmo por pouco tempo. Ler me causava um desconforto absurdo e eu evitava sempre que podia.

Dentre todos os sintomas da hiperatividade, o que mais me atrapalhava era a falta de concentração e de animação para fazer coisas que não fossem muito excitantes.

Outra coisa me incomodava: eu sempre tive muito sono durante o dia, mas sempre tratei isso como um problema isolado. Uma indisposição e preguiça que destruía minha auto-estima. Sempre pensei que isso era frescura e que eu deveria ter apanhado mais pra aprender a acordar cedo e ter mais disciplina para estudar.

Coincidentemente o medicamento para hiperatividade acabou me ajudando com o sono, ele tem efeitos parecidos com os da anfetamina e isso me deixava acesão por umas 4 horas. No entanto tive que parar o tratamento, pois o metilfenidato também é um estimulante que em alguns casos deixa você mais hiperativo.

No fim das contas nunca respondi muito bem a esse tratamento para hiperatividade e o que o prolongou nem foi seu efeito principal, mas sim sua reação adversa, que tinha o poder de me deixar acordado. Usei mais um ano e parei definitivamente.

O sono voltou e minha auto estima foi morar com os tatus. Então ha algumas semanas dei um ultimato em meu psiquiatra: “Preciso de alguma coisa para ficar acordado, não agüento mais essa merda”.

Depois de alguns exames concluíram que eu tinha “hipersonia diurna”. Bom, fiquei até mais tranqüilo em descobrir que o nome do meu problema não era viadagem.

Então ele me receitou um medicamento que ele disse ser bastante moderno e que é originalmente usado no tratamento do narcolepsia (episódios de sono incontroláveis durante o dia com perda de tônus muscular).

Eu não nego um bom remédio. Tarjas preta então são meus preferidos.

Essa droga que poderia resolver minha vida se chama Modafinil.

No primeiro dia em que tomei a pílula eu ainda não sabia como era seu efeito. Era domingo (dia de acordar tarde), e eu havia ido pra cama a meia noite de sábado. Acordei as 4 da tarde, o que é uma raridade, comumente acordo entre as 7 e as 8 da noite.

Tomei 100 mg do modafinil logo que acordei. Não senti muita coisa diferente a não ser muita ansiedade.

O dia acabou e eu fui dormir cedo, mesmo tendo acordado as 4.

Mas às três horas da manhã eu acordei. E não consegui dormir mais. Eu não podia acreditar que aquela merda de remédio tinha todo esse poder.

Fiquei no computador até as 5 da matina, tomei um banho e às 6 fui pra universidade.
Então uma coisa ainda mais surpreendente aconteceu quando voltei a trabalhar na minha dissertação: Meu desconforto para ler havia desaparecido. Eu podia estudar por horas e isso até me dava até um pouco de prazer.

Pensei: Peraí. Essa porra é pra me deixar acordado ou pra me deixar concentrado?
Uma visita ao Google e vi que o modafinil era usado em casos onde o metilfenidato não resolvia. Bingo!

Os sintomas de hiperatividade haviam sumido junto com o sono. No mesmo dia senti uma vontade enorme de arrumar todo o meu quarto. Encaixotei toda a bagunça, coloquei etiquetas, dobrei todas as roupas. Uma paciência digna do mestre Ioda.

Trabalhei o dia todo freneticamente. Eu não tinha palavras pra descrever o que aquela pílula poderia fazer por minha vida. A única causa da minha baixa auto-estima era o fato de eu não conseguir estudar e me dedicar como eu gostaria e aquele comprimido tinha resolvido meu problema. Ler e estudar haviam se tornado incrivelmente saborosos.

Nesse dia eu me senti o cara mais foda do mundo. Fui tomado por uma sensação de que eu podia dominar o universo e que ninguém poderia me segurar.

Apesar disso eu sentia uma ansiedade muito grande durante o período de efeito do remédio. Eu queria ver se essa ansiedade era normal então liguei para meu médico e ele me esclareceu dizendo que fazia parte do início do tratamento, minha cabeça estava se adaptando.

Nos dias seguintes meu rendimento continuou espetacular. Oficialmente eu poderia ser chamado de workaholic.

Eu tinha realizado meu maior sonho!

Continua em: "Merecimento: A lógica torta com que a natureza congratula os melhores"

Hasta o/

Não se esqueçam de comentar!!!

16 comentários:

  1. Vc faz remédios parecerem a melhor coisa do mundo, de um jeito mágico, lindo *-*

    ResponderExcluir
  2. kkkk...Quando eles funcionam, são a melhor coisa do mundo...Mas quando não funcionam são irritantes

    ResponderExcluir
  3. Olá, a mim tamb me diganosticaram hipersónia diurna e estou tomando modafinil há 5 dias e estou na mesma, cansada, com sono, sem forças e com auto estima em baixo........

    ResponderExcluir
  4. começo amanha, to muito aflita hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Esse remédio é o BICHO mesmo!! Salvou minha vida acadêmica!! Excelente!

    ResponderExcluir
  6. Lealdade eterna ao modafinil !!!!

    ResponderExcluir
  7. Modafinila = Finalmente, agora vai!!!

    ResponderExcluir
  8. esse remédio matou-me!!experimentei uma vez, pois descobri que tenho narcolepsia,para alem de me deixar com o corpo incontrolável bateu-me na cabeça e nem o sono me tirou!!!

    ResponderExcluir
  9. pra mim nao fez efeito nenhum, porque sera?

    ResponderExcluir
  10. Ele aumenta sintomas depressivos depois de um tempo de uso ou no dia seguinte. Pode dar hostilidade e também pode viciar e ir perdendo o efeito. O que nós gostamos nela é a euforia e o poder de superherói, mas passa,dai deprime e daí VC tem que tomar mais. Recomendo extrema cautela e não fazer uso contínuo.

    ResponderExcluir
  11. Ele aumenta sintomas depressivos depois de um tempo de uso ou no dia seguinte. Pode dar hostilidade e também pode viciar e ir perdendo o efeito. O que nós gostamos nela é a euforia e o poder de superherói, mas passa,dai deprime e daí VC tem que tomar mais. Recomendo extrema cautela e não fazer uso contínuo.

    ResponderExcluir
  12. Bom uso Stavigile a 1 ano e 1 mes, posso dizer q minha vida melhorou extremamente, e faz um ano q asc oisas começaram a dar certo para mim. nN vou dizer o q eu tenho ou o pq q eu estou tomando. Um ano após o uso ele perde bastante o efeito, também tenho Sinestesia, o modafinil potencializou esse quadro. Para mim n interferia n é ruim.
    Mesmo assim me preocupo pq n posso ficar sem, já o considero parte de mi, entao sou um viciado. Ele ajuda mas n posso parar de tomar... Isso reocupa, 8 horas em media de efeito intenso por dia, concentração irritabilidade, sou um "escravo do trabalho" mas tudo o q eu faço sobre o efeito dele me recompensas. Ate agora esse é meu comentário!!
    !!!!! - $$%#$@@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa os erros de ortografia estou com pressa como sempre TYY@@!!

      Excluir