terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Merecimento: A lógica torta com que a natureza congratula os melhores

Antes leia: ”O Modafinil na minha vida – Meu ultimo grande amor foi uma pílula de antidepressivo”

Ter usado o modafinil me levantou uma questão intrigante. Vamos assumir hipóteses e exagerar um pouco nos extremos pra ficar mais claro.

Suponhamos que eu pudesse fazer de mim dois Brunos: Bruno_1, hiperativo e desconcertado e Bruno_2 estudioso e workaholic.

O Bruno_2 poderia trabalhar por horas ininterruptamente, pois o trabalho não era um problema, pelo contrário, ele lhe causava um grande prazer.

Já o Bruno_1 tinha grandes dificuldades para se concentrar. Era um flagelo suportar estudar, mesmo que por uma única hora. Ele tinha que parar a cada 40 minutos para esfriar a cabeça. Produzia pouco durante o dia e a noite, quando chegava em casa, só queria saber de descansar.

Enquanto isso o Bruno_2 continua de pau dentro. Trabalhando como uma locomotiva. Feliz da vida.

Quarenta anos depois, o seguinte pode ser observado: Bruno_1 teve uma carreira simples, nada de muito reconhecimento. Já o Bruno_2, ganhou uma série de premiações e bastante reconhecimento em função de suas conquistas.

É claro que pessoas que fizeram coisas importantes têm que ser premiadas.

Independentemente de qualquer merda, o significado de seu trabalho é absoluto e deve ser reconhecido. No entanto é inaceitável observar de maneira errada a origem destes acontecimentos.

Daí vem a questão que eu quero tratar: Quem é o mais esforçado entre esses dois indivíduos?

Resposta: Os dois são igualmente esforçados!

As pessoas tratam grandes conquistas exclusivamente como resultado de um esforço proporcional. Mas não é só de esforço que se faz uma conquista.

Essa é uma questão delicada, não quero aqui tirar o mérito de ninguém que “venceu na vida apesar de tudo”, só quero levantar uma questão filosófica que não deve ser considerada absoluta, mas sim uma parcela da verdade.

Para que entendamos melhor, tiremos da nossa análise “pontos muito fora da curva”. Pessoas excepcionais como Newton e Airton Senna assim pessoas que tiveram pouco sucesso na vida, como moradores de países muito pobres, serão retirados da nossa análise.

Consideremos apenas estudantes de uma mesma universidade, de um mesmo curso e de mesma idade e que estejam minimamente comprometidos com os estudos. Vagabundos farrentos também saem da nossa colocação.

Mesmo reduzindo nosso campo de observação a limites pequenos, há grandes variações entre pessoas dentro desse espaço amostral. Digo: há possibilidades de algum deles ganhar um Nobel e do outro ter um emprego meia boca pelo resto da vida.

Acredito que as pessoas dentro dessa amostra têm praticamente a mesma garra, mas as dificuldades encontradas por elas para fazer as mesmas tarefas são diferentes, o que faz com que uns e se destaquem mais e outros menos.

A natureza presenteia as pessoas com o cérebro. Uma loteria genética. Não é a auto-cobrança que faz alguém se dedicar, ela só atrapalha. Mesmo dentre os piores alunos existem indivíduos que se cobram tanto ou mais que os melhores.

Eu vivi na pele os dois caras. O Bruno_2 durou menos de uma semana. O efeito do modafinil caiu bastante.

Hoje estou bem, mas me senti excepcional por alguns dias. Provavelmente é assim que os excepcionais se sentem.

Para mim seria fácil e prazeroso formar com louvor se o Bruno_2 continuasse vivo pelo resto da minha vida, mas agora que ele está moribundo, serei só mais um média 7.5.

A minha determinação continuou a mesma, isso é uma característica muito profunda de uma pessoa, os remédios ainda não podem agir nesse sentido. Mas fazer qualquer coisa se tornou mais saboroso quando o Bruno_2 ainda estava por aqui.

Minha auto estima voltou para seu sono eterno no pré-sal mesmo depois de eu deliberadamente ter dobrado a dose do modafinil.

He’s gonne.

Hasta o/

Não se esqueçam de comentar!!!

9 comentários:

  1. Aqui é o Artur do Lagcast ou melhor, aqui é o Artur, o seu irmão.

    Parece que descobrimos seu blog e digo que ele tem potencial. Você não fala somente de você, mas faz uma analise sobre tudo, o que fica muito mais facil as pessoas se identificarem e gostarem.

    Essa questão de ser duas pessoas por fatores diferente pode ser levada a outra conclusão: Será que teriamos dó de um psicopata porque ele não pode sentir as coisas como nós sentimo?! Será que no lugar de prender as pessoas deveriamos trata-las de seus males psicologicos? Não estou dizendo que você seja tal coisa, mas você sente na pele como é não controlar as emoções.

    Agora que você sabe como é bom ter uma comentario, comente mais no Lagcast: www.lagcast.wordpress.com

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Ah cmentário passado nem falei q seu blog é bom né? mas é....é bemr aro eu le rum post tão grande sobre qlqr tema (com excessão de maquiagem, dicas e truques de beleza e moda =x asuhasuahushsuhaushahsa), mas então, eu li tudo e enm vi que li tanto, parabéns ^^
    Mas desde aquele poema eu jah sabia q o Bubu tinha ejito rpa coisa =D

    continue escrevendo =D

    *Aprendi a n cocnrodar com remédios por motivos parecidos com esse, conclui q sou a mesma com eles ou sem, eles são só um tapinha no bumbum, ume feito d euma semana ou pouco mais pra vc digamos "entrar na linha" e continuar cmainhando por ali... dessa forma eu concordo, usei e deu até certo... acho q fi 1 mês cravaidnho, mas teria sido melhros e fosse os primeiros 15 dias, insisti só rpa atacar minha sinusite >< =x mas enfim, eles n fazem milagres, mas na duvida eu rezo, qm sabe papai do céu n faz um milagre dsse em mim? jah pensoou? nossa, meus profs é q iam AMAR n ter q me mandar calar a boca e prestar atenção miil vezes =x asuahsuahsuha*

    =*

    ResponderExcluir
  3. bubu, tá precisando atualziar eiin? =x
    to contando do blog rpa algumas epssoas pra comentarem e ver se vc anima =D
    o problema é q o pessoal n anima q nem eu neh? =/

    ResponderExcluir
  4. Ana, obrigaadoooo por todos os comentários, você é um amor =DDD

    ResponderExcluir
  5. é em mim também deixou de fazer efeito, a ritalina também, acho que é a tolerancia que o organismo adquire.

    ResponderExcluir
  6. Eu, ainda bem, ja tenho uma especie de modafinil embutido, quando começo a estudar tenho prazer naquilo, e me foco 100 %, o problema é que tenho preguiça de começar, quando começo... beleza, me sinto fodão mesmo.... mas não consigo me concentrar no início dos estudos, por isso vou tentar o Modafinil... Pra pegar o "embalo" e seguir meus aprumos....

    ResponderExcluir
  7. axei em 2014 mas é top

    ResponderExcluir
  8. estou lendo em 23/10/2015... e continua atual.
    Força mano

    ResponderExcluir
  9. A Jub ta em todas hein... Já arrumou uma fã... Até te deu até Um apelido carinhoso... Mas vamos ao que interessa... Sou Fotógrafo e por vezes fico até de madrugada em eventos e tenho outro emprego e faço engenharia a noite... Quase todos os dias vou me arrastando tomar café para trabalhar dai tomo duas bupropionas e um Stavigile de 100 mg depois de duas horas parece que dormí a noite toda e muito bem e vou trabalhar com o maior prazer e sensação de bem estar. Vou pra faculdade e tenho foco total na engenharia. Já estou fazendo essa mistura a 3 días. A bupropiona te faz ficar bem e alegre o dia todo sempre com o pensamento positivo pq ela age diretamente no cérebro e o Stavigile te faz ter energía mental para Um día todo. Ainda faço uso do fisioton que é composto por radhiola rosea que tb age directamente no cérebro que te da uma super disposição. Tenho tdah essa mistura é a melhor pra mim não aconselho ninguém a usar medicamentos sem prescricao médica pq a bupropiona é tarja vermelha e uma vía da receita fica retida na farmácia e Stavigile é tarja preta receituario B2. Pra quem tem tdah é a luz no fim do túnel.
    Valeu Bruno gostei muito do seu blog parabéns.

    ResponderExcluir