terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A beleza – Minhas colocações sobre esse trem

Beleza. Tá aí uma coisa que me deixa encucado.

Beleza é aquilo que agrada aos olhos do observador. Não é facultativo, se você nasceu para achar alguma coisa bonita, ela será e pronto. Você não tem controle.
Amores à primeira vista acontecem por causa da beleza.

“Ó deus, não sei o que ela tem, mas fico louco quando a vejo”

Com certeza a bundinha contribuiu mais do que o fato de ela ter graduado com louvor.
Toda a razão do homo sapiens vai por água a baixo quando vê um “bom” exemplar do sexo oposto. Um instinto toma conta do único ser tido como racional.

Eu, particularmente, sou um amante da beleza.

No início eu achava que, filosoficamente, era errado gostar de beleza (não que isso tenha interferido em alguma coisa). Que o prazer no observador vinculado ao belo era um “apêndice” em se tratando de evolução.

Sim, um apêndice, esse mesmo que tem na nossa pança. Ha milhares de anos ele tinha utilidade. Hoje só serve pra dar problema.

Quando alguma coisa é fundamental para a sobrevivência da espécie, a natureza logo se incumbe de vincular prazer a essa “coisa”. É assim com o sexo e com o ato de comer, sem os quais população nenhuma existiria.

Acho que essa nossa ligação com a aparência externa deve ter sido crucial para a sobrevivência de algum antepassado. No entanto, mesmo não tendo mais função aparente, está em nós até hoje.

Quanto ao motivo pelo qual a natureza vinculou prazer e beleza eu ainda tenho algumas observações:

1- Suponhamos que o tal vínculo venha de um motivo evolutivo e que de alguma maneira tenha sido importante na evolução de alguma espécie

2- Dentro de uma mesma espécie um “bom exemplar será sempre um bom exemplar”, ou seja, se Fulano é absolutamente perfeito para servir de matriz pra procriação da espécie, então ele é bom ponto final.

3- Se forem verdadeiras as duas considerações anteriores, então a natureza deveria vincular em todos os membros da mesma espécie de Fulano, um prazer ao observá-lo, de maneira que causasse vontade de tê-lo como parceiro. Isso garantiria a boa linhagem de seus filhos. E todas as características inferiores às de Fulano deveriam causar desconforto (seria feio, em outras palavras)

4- Mas... por que as pessoas tem gostos diferentes?

Bem, a explicação que eu acho ser verdadeira é a seguinte: Como essa merda não tinha mais utilidade ela sofreu mutações involuntárias durante os tempos, o que é natural. Entretanto a natureza não se preocupou em reajustar tais mutações por que já não tinha mais utilidade mesmo. Virou a cara e apertou o foda-se.

É por isso que aquele amigo seu gosta de gordinha. Aquele outro gosta de baixinha da perna grossa. E o outro gosta das magrinhas.

Nenhum deles quer escolher a mulher que os dará melhores filhos. Só querem satisfazer a vontade do apêndice.

O que há de mais importante a se concluir é que é muito difícil (ou impossível) controlar essa vontade louca de querer ter pessoas atraentes ao seu lado.

Mas isso não é motivo para que você se torne um macaco incapaz de raciocinar.

A aparência de uma pessoa mostra uma tendência do que poderá ser sua personalidade. Vale lembrar que, nesse caso, não me referi exclusivamente à beleza, mas sim a tudo que pode ser percebido num olhar externo.

O cérebro é uma ferramenta estatística poderosa, que, apesar de acertar mais de 50% das vezes, também erra (é daí que surge o que chamam de “pré-conceito”). Ele tenta estabelecer padrões entre a “aparência externa” e suas “características internas”. Isso é fabuloso.

Então não é de se espantar que pessoas de comportamentos e atitudes parecidas tenham, possivelmente, personalidades parecidas.

Se você tem predisposição a se apaixonar por um tipo de perfil que você já percebeu que não presta, trate de ordenar à sua cabeça uma mudança.

Ou não venha choramingar que os homens são todos vagabundos ou que as mulheres são todas putas.

Hasta o/

Não se esqueçam de comentar!!!

2 comentários:

  1. Ameeeei asuahsuahsuhasua
    ri mto e adoreei suas colocações!! =D
    Ah e esse émo terceiro comentário tá?
    E espero poder comentar mto masi pq to adorando o jeito q vc escreve =D

    =*

    ResponderExcluir